Vitamina D: Por que ela é tão importante para o nosso organismo?

Entenda por que ela é essencial para a saúde e aprenda a aumentar seus níveis de vitamina D.

Hoje, vamos tratar de um assunto que está dando o que falar em todo o mundo: a famosa vitamina D! Se você pensava que era só vitamina C que importava, pode se preparar para entender por que a vitamina D nunca pode ficar em falta no seu corpo. Vamos mergulhar nessa jornada cheia de informações interessantes e descontraídas!

Níveis baixos de vitamina D

Sabe aqueles exames de sangue que todo mundo faz de vez em quando? Pois é, vários estudos têm mostrado que muita gente anda com os níveis de vitamina D abaixo do recomendado.

Um artigo científico publicado no renomado Journal of Nutrition revelou que a deficiência dessa vitamina atinge 88% da população mundial. É muita gente na carência!

E no Brasil não é diferente, não! Isso porque uma pesquisa fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fiocruz, mostrou que mais de 875 mil pessoas acima de 50 anos estão com os níveis de vitamina D lá embaixo. E tem mais: 7,5 milhões de brasileiros nessa faixa etária também não estão com a vitamina em dia.

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas, espere aí, por que essa vitamina é tão importante?”. Bem, ela é praticamente um “combustível” para o seu corpo funcionar direitinho.

A falta dela pode trazer uma lista nada legal de problemas, como doenças inflamatórias intestinais, autoimunes, cardiovasculares, neurodegenerativas, além de desânimo, cansaço, depressão e até pode deixá-lo(a) mais suscetível a infecções virais e bacterianas.

E como é que a gente faz para não deixar essa vitamina tão maravilhosa em falta? A vitamina D é produzida naturalmente pelo nosso organismo quando nós nos expomos aos raios do Sol. Então, fica a dica: bora aproveitar aqueles raios solares de forma consciente e sem exageros, claro!

Mas se você for da turma que não curte muito o Sol, não se preocupe, pode optar por garantir por meio da alimentação! Que tal incluir no cardápio o salmão, gema de ovo, cogumelos, fígado bovino e produtos lácteos?

Assim, você aproveita para se deliciar com comidas nutritivas e ainda faz aquela forcinha pelos seus níveis de vitamina D.

Então, já sabe! a vitamina D é uma necessidade! Com ela em alta no seu corpo, você se sente mais disposto, com a saúde em dia e ainda ajuda a afastar uma série de problemas chatos.

Vamos cuidar desse tesouro com muita alegria e descontração, aproveitando tudo de bom que a vida tem a oferecer!

você pode gostar também
Deixe um comentário