Aprenda a tingir o cabelo em casa sem erros como se fosse profissional
Quer tingir o cabelo em casa? Saiba quais cuidados devem ser tomados e o que evitar para conquistar o resultado desejado.
Seja por economia, falta de tempo ou simplesmente por preferência, o fato é que cada vez mais mulheres optam por realizar as transformações capilares sozinhas. E, nesse cenário, a coloração segue como um dos procedimentos mais procurados.
Porém, para garantir que o resultado realmente seja o desejado, é fundamental adotar alguns cuidados na hora de tingir o cabelo em casa. Veja os truques que deve seguir e as ciladas para evitar e conquiste a cor perfeita!
Dicas para tingir o cabelo em casa
Escolha da cor
Muito além de observar a imagem da frente da caixinha, para decidir qual a tonalidade ideal para você, é preciso levar alguns fatores em consideração.
O principal, claro é o seu gosto e sua personalidade. Ou seja, antes de tentar copiar a tonalidade de alguma celebridade ou amiga, pense bem se ela combina com o seu estilo, com a sua rotina, com sua profissão e até com as roupas que costuma usar. Avalie cuidadosamente o efeito que deseja obter.
Também é importante saber que a tendência é que as tinturas fiquem mais escuras do que é observado na embalagem, já que essas imagens se baseiam, geralmente em como seria o resultado em fios descoloridos ou loiros claros. Quando são naturalmente mais escuros, a tonalidade original influencia a final.
A mesma regra usada para analisar a “altura” da coloração, ou seja o quão clara ou escura ela deve ser, deve ser usada para avaliar as nuances, ou seja, o subtom. Considere que o tom de fundo dos seus fios irá influenciar o resultado e, muitas vezes, precisará ser neutralizada.
Geralmente, as nuances das tintiura são identificadas pelos seguintes números: 0) natural, 1) acinzentado, 2) violeta, 3) dourado, 4) cobre, 5) acaju, 6) vermelho e 7) marrom.
Considere também se pretende usar um tonalizante, que danifica menos os fios. Ou uma coloração permanente, que é mais duradoura e eficiente na cobertura dos brancos.
Quantidade de produto
As embalagens de de tintura que já vêm com uma dosagem de água oxigenada e de coloração geralmente são feitas para cobrir bem fios médios.
No entanto, se forem mais longo ou volumosos, não tente economizar – use duas doses. Esse é um típico caso em que o barato pode sair caro e a tentativa de poupar dinheiro pode resultar em cabelos manchados que precisarão ser “salvos” por um profissional.
Preparação
Antes de começar a coloração, assegure-se de que os seus fios estão saudáveis. Uma dica para ajudar a protege-los é mantê-los sem lavar por dois dias antes do procedimento. A oleosidade natural, produzida na raiz servirá como filme protetor. Para evitar manchas na pele, aplique vaselina ou creme apropriado no rosto, próximo à raiz e use luvas durante todo o processo.
Teste de mechas
Esse é outro truque importante para evitar surpresas desagradáveis. Faça um teste de mechas sempre antes de qualquer química, mesmo que seja um retoque de algo que já tenha feito anteriormente. Isso porque você pode ter desenvolvido algum tipo de alergia em seu couro cabeludo ou seus fios podem ter se fragilizado nesse período.
Aplicação
Divida o cabelo em mechas e prenda-as para facilitar a aplicação. Lembre-se que tentar aplicar o produto em uma quantidade muito grande de fios pode resultar em cobertura desigual e manchas.
Com o auxílio de um pincel de cerdas curtas, comece aplicando o produto na nuca, depois nas laterais e por fim no topo e distribua a tinta por toda a raiz, indo primeiro para as laterais e topo da cabeça.
Deixe as têmporas e a parte da frente para o final. Se você tiver fios brancos, comece por eles. Quando faltar uns quinze minutos para retirar o produto da raiz, aplique no restante dos cabelos e massageie bem.
Não deixe passar o tempo indicado na embalagem. Além de não resultar em um efeito melhor, isso ainda pode causar danos aos fios.
Tratamento
Caso o produto venha acompanhado de um creme de tratamento específico, use-o conforme indicado. Caso contrário, use uma máscara depois de enxaguar muito bem, retirando toda a tinta.
Manutenção
O tempo de retoque pode variar de quinze dias a meses, dependendo do tipo de coloração – temporária ou definitiva, do tom escolhido – em geral, cores fantasia, vermelho e tons vibrantes costumam desbotar mais facilmente. Além disso, optar por técnicas como ombré ou raiz esfumada pode ajudar a adiar o retoque, já que o crescimento da raiz fica menos evidente.