Couro cabeludo sensível: causas e tratamento
Entenda o que pode causar a sensibilidade no couro cabeludo e como cuidar do problema.
O ressecamento, vermelhidão e ardência no couro cabeludo podem indicar sensibilidade da região. Isso pode ser causado por mudanças de temperatura, estresse e o uso de produtos agressivos.
É comum ter o couro cabeludo sensível, especialmente para pessoas com tendência à sensibilidade na pele. Se a pele é reativa, ressecada, vermelha e com ardor, é provável que o couro cabeludo, como uma extensão da pele, também possa apresentar o mesmo problema.
Para aliviar este desconforto, muitas pessoas procuram maneiras eficazes de tratar essa sensibilidade e nós vamos dar algumas sugestões de como você pode fazer isso.
Couro cabeludo sensível: causas e sintomas
A sensibilidade no couro cabeludo pode ser desencadeada por vários fatores, como mudanças de temperatura, poluição, estresse, ar seco, uso de shampoos agressivos e higiene excessiva da região.
Pacientes com dermatite atópica e predisposição genética também podem apresentar sensibilidade. Os sintomas mais comuns incluem coceira, queimação e a sensação de dor, conhecida como tricodinia.
A tricodinia está associada à queda de cabelo e a transtornos psiquiátricos, sendo mais comum em pacientes deprimidos, ansiosos e com transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos mais fortes.
Como tratar e prevenir a hipersensibilidade no couro cabeludo?
Existem alguns hábitos que você pode começar a praticar no seu cotidiano que ajudam a evitar a sensibilidade excessiva no couro cabeludo.
O primeiro deles é evitar o uso de shampoos com sulfato, pois podem ressecar e piorar a sensibilidade do couro cabeludo. Opte por shampoos com pH ácido ou “pH fisiológico” para controlar a sensibilidade do couro cabeludo.
Evite procedimentos com formol, pois também podem irritar e agravar os sintomas. Além do formol, exclua substâncias irritativas da rotina, como parabenos, álcool e fragrâncias não-hipoalergênicas.
Lave o cabelo com água fria ou morna, evitando água quente que pode causar vermelhidão e irritação, agravando o problema da sensibilidade.
Sempre que a irritação na região for persistente, busque o auxílio de um médico dermatologista para uma melhor avaliação do problema e a escolha do melhor tratamento.