Ozempic pode ajudar também no combate ao câncer
Popular medicamento contra a obesidade também pode ser aliado contra o câncer, segundo novos estudos. Saiba mais.
Novo estudo aponta mais um ponto a favor do Ozempic – medicamento que está na moda entre as pessoas que lutam contra a obesidade. Ele também está sendo estudado como auxiliar no combate ao câncer.
Pesquisadores da Maynooth University, na Irlanda, exploram os benefícios de medicamentos contendo semaglutida no tratamento contra o câncer. Acredita-se que esta classe de medicamento GLP-1 podem auxiliar o corpo a combater a doença.
O estudo investigou os efeitos destes medicamentos para as chamadas “células Natural Killer” no corpo, ou seja, células do sistema imunológico que podem atacar células tumorais e virais. A obesidade pode interromper a funcões dessas células imunológicas, colocando as pessoas com doenças em maior risco de desenvolver câncer.
A equipe de estudiosos analisou um grupo de 20 pacientes com obesidade ao longo de seis meses. Durante este período, eles receberam injeções semanais de semaglutida, a droga presente no Ozempic. Os resultados definitivos serão apresentados no 30º Congresso Europeu sobre Obesidade, que ocorre este mês, mas a equipe já adiantou que foram positivos.
“Minha equipe e eu estamos muito entusiasmados com essas novas descobertas em relação aos efeitos do tratamento com GLP-1 em pessoas com obesidade e parece resultar em benefícios tangíveis reais para aqueles que atualmente usam a droga”, Dr. Andrew Hogan, o investigador principal do estudo, disse em um comunicado.
Apesar da excelente notícia acerca no medicamento, é preciso tomar cuidado. O Ozempic pode ser extremamente benéfico para tratar obesidade e diabetes tipo 2, doenças graves que vem crescendo e que necessitam de atenção. No entanto, o uso indiscriminado do medicamento também pode ser perigoso.
Além dos efeitos adversos para a saúde, como problemas digestivos, já existe também um efeito denominado “rosto Ozempic” que ocorre devido à mudança brusca de peso, deixando a pele da face flácida. Por isso, antes de utilizar o medicamento, procure a orientação médica.