Salve seu cabelo: dicas cruciais para quem ama coloração
Por causa de uma reação química complexa na estrutura capilar, a descoloração e a coloração danificam os cabelos.
A razão mais comum de muita gente ter medo de colorir o cabelo é pelo fato de que esse ato traz problemas aos fios. Estes problemas são chamados de danos químicos. Saiba, a seguir, a definição de danos químicos no cabelo, como se manifestam e como tratá-los.
O que são danos químicos?
Danos químicos são consequências ruins dos processos de descoloração e coloração.
Na descoloração, o cabelo perde água, nutrientes e bastante massa capilar. A remoção de pigmentos naturais causada pelo processo leva junto uma diminuição drástica da queratina, complexo proteico que é base da massa capilar.
O que acontece na descoloração é a oxidação de partes da queratina, enquanto a coloração age diferente. Sejam permanentes ou semi-permanentes, as colorações implicam em abrir os poros e cutículas dos cabelos para a entrada de amônia e monoetanolamina.
As duas substâncias resultam na oxidação da cor desejada com água oxigenada. O pigmento, junto à amônia e a monoetanolamina, faz uma reação química complexa nos cabelos, criando uma molécula forte capaz de manter o cabelo no tom escolhido.
Enquanto a cor é fixada, o cabelo perde água e nutrientes. Segundo especialistas, há quebra de pontes de hidrogênio e de sais presentes nas madeixas.
Quais os sinais de danos químicos?
Os fios ficam embaraçados facilmente, sem que se consiga penteá-los, pois estão enrijecidos e opacos. Por estarem quebradiços, podem levar à queda mais do que o habitual.
É a falta de água, nutrientes e queratina que faz com que o cabelo fique em péssimo estado.
Como combater danos químicos?
As formas de combate para evitar os danos químicos, em geral, são parte do nosso cotidiano de cuidados capilares. Por outro lado, algumas precisam de ajuda profissional.
Para começar, é importante que se mantenha um cronograma completo de lavagem com nutrição e hidratação. Em seguida, aposte nas finalizações, realizadas para umedecer os fios e oferecer nutrição e hidratação extras.
Normalmente, elas se dão sob a forma de umectação e devem ser feitas, principalmente, se os cabelos forem cacheados. Escolha os produtos de sua preferência e cuide-se.
A ajuda profissional se dá na cauterização capilar, técnica mais que adequada para reconstrução dos fios. A cauterização faz a reposição da queratina presente dos cabelos. Além disso, exige cuidados antes, durante e depois, que devem ser conversados com o profissional que irá aplicá-lo.
Previna-se!