5 doenças para ficar de olho durante o outono, veja como se proteger
Saiba como prevenir as doenças mais comuns desta estação e aproveitar o outono com saúde
Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair e os dias ficam mais curtos. É uma época muito aguardada por muitos, especialmente por aqueles que adoram vestir casacos e tomar um bom chocolate quente. No entanto, essa mudança de clima também traz consigo alguns riscos para a saúde. Para você ficar mais atenta, listamos as 5 doenças mais comuns durante o outono e dicas para se proteger, confira!
Resfriado comum
Com o tempo mais frio, o corpo fica mais suscetível a gripes e resfriados. Para se prevenir, é importante manter as mãos limpas, evitar aglomerações e manter-se bem agasalhada, nada de pegar friagem! Além disso, manter uma alimentação equilibrada e dormir bem ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Asma
A asma é uma doença crônica que afeta as vias respiratórias. Durante o outono, a umidade do ar diminui, o que pode agravar os sintomas da asma. Para evitar crises, é importante evitar o contato com fumaça, poeira e outros irritantes. Além disso, é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico e manter a vacinação em dia.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação na membrana que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Durante o outono, é comum que haja maior incidência de alergias, o que pode aumentar o risco de conjuntivite. Para prevenir, é importante evitar coçar os olhos principalmente com as mãos sujas, mantenha as mãos sempre higienizadas e lave o rosto com frequência.
Bronquite
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são as vias respiratórias que levam o ar aos pulmões. Durante o outono, a umidade do ar diminui, o que pode irritar as vias respiratórias e desencadear uma crise de bronquite. Para prevenir, é importante manter-se bem hidratado, evitar locais com fumaça e poeira e evitar mudanças bruscas de temperatura.
Rinite
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, que pode ser causada por alergias, vírus ou bactérias. Durante o outono, a incidência de alergias aumenta, o que pode aumentar o risco de rinite. Para prevenir, é importante manter a casa limpa, evitar locais com poeira e mofo e caso ela surja, procure um profissional para seguir o tratamento prescrito.