Manter a pele bem cuidada influencia na oleosidade capilar?
Há uma relação entre a saúde da pele e a oleosidade capilar. Confira agora.
Fazer uma rotina de skincare e um cronograma capilar é sempre empolgante. Após determinar se a sua pele e o seu cabelo são secos, mistos ou oleosos, você inicia seus cuidados e uma dúvida pode surgir: será que, ao interromper o tratamento facial, a oleosidade do cabelo será afetada? Descubra agora se há relação entre pele e oleosidade capilar:
Relação entre pele e oleosidade capilar
Você já deve ter ouvido que uma pessoa que possui pele oleosa necessariamente tem cabelo oleoso. Porém, será que essa informação é verdadeira? Será que manter uma pele higienizada e sem muito óleo influencia na oleosidade capilar? Descubra agora.
Glândulas sebáceas
Realmente, pode haver uma relação importante entre cabelo oleoso e uma pele oleosa. A razão para isso é que, quando há um aumento repentino na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a região do couro cabeludo e da face são as principais afetadas.
Essa produção em excesso tem como resultado o surgimento de espinhas no rosto e aumento da oleosidade nos cabelos, já que cada folículo capilar possui uma glândula sebácea responsável por nutri-lo.
Desenvolvimento da dermatite seborreica
A dermatite seborreica é, também, uma condição em que percebe-se o aumento, consecutivamente, da oleosidade capilar e da pele.
Alterações hormonais
Esse aumento repentino da oleosidade capilar e na pele pode ser causado por alguns desequilíbrios hormonais ou aumento do hormônio masculino di-hidrotestosterona (DHT). A síndrome dos ovários policísticos também causam esse aumento.
E em condições normais?
Para os casos em que não há nenhum desequilíbrio hormonal e nem aumento repentino nos níveis de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, os cabelos e a pele obedecem à uma lógica diferente. Por isso, é possível que alguém possua uma pele oleosa e um cabelo seco, ou vice versa, pois eles costumam ser independentes.
É preciso se atentar, porém, a manter o cabelo limpo para que a oleosidade não cause espinhas na região facial, ombros e costas – a depender do comprimento do cabelo. Da mesma forma, é necessário manter-se com a pele limpa para evitar que suas mãos levem resíduos da pele até o couro cabeludo.