Como ter um cabelo crespo mais saudável? Mostramos aqui
Manter a saúde do seu crespo em dia é sempre muito importante!
Ter um cabelo crespo mais saudável é uma tarefa bastante difícil. Por serem bem mais frágeis, os cabelos crespos exigem um maior cuidado em comparação com outros tipos de cabelos. Se você ainda não tem certeza de como ter um cabelo crespo mais saudável, leia esse post e acabe com todas as suas dúvidas.
Dicas para manter o seu cabelo crespo com muita vitalidade
Entre as orientações para ter fios saudáveis quando as madeixas são crespas estão:
Fuja da água quente
O calor da água resseca os fios do cabelo e danificam a fibra. E como estamos falando de fios que são frágeis naturalmente, evitar a água quente é muito importante.
Conheça a curvatura do seu fio
Conhecer a curvatura do seu fio te auxiliará na hora de escolher os melhores produtos para o seu cabelo. A curvatura do seu fio indicará as suas necessidades, por exemplo, o 4C é sem definição e com o fator de encolhimento máximo.
Os cuidados para esses fios são bem diferentes do que outras curvaturas.
Desembarace antes do shampoo
Diferentemente dos outros tipos de cabelo, a lavagem e o desembaraçamento dos fios são muito importantes e exigem cuidados. E essa importância se dá porque ao desembaraçar antes da aplicação do shampoo, você impedirá que haja uma perda de fios em excesso.
Qual a melhor sequência na hora de lavar?
- Pré-shampoo: totalmente opcional, esta etapa serve para hidratar os fios e prepará-los para receber o shampoo. Normalmente se usa óleos naturais e vegetais;
- Shampoo: evite aplicar nas pontas;
- Máscara/ Hidratação: nunca use na raiz do cabelo;
- Condicionador: Super importante para selar as cutículas dos fios.
Tenha um cronograma
Seguir um cronograma te ajuda a entender as necessidades do seu cabelo, e ao contrário do que muitos pensam, você pode organizar como preferir. Basicamente, o cronograma é uma agenda onde você programa o uso dos seus produtos capilares conforme necessidade.
Fatores psicológicos
Assim como diversos campos da nossa vida, os fatores psicológicos podem, sim, roubar a saúde de nossos fios. E o mais comum desses fatores é o estresse, que pode causar caspas ou até queda de cabelo, por exemplo.