As acnes faciais podem estar relacionadas com o contato direto do rosto com o cabelo
Manter o cabelo solto pode ser um dos fatores que leva ao aumento da oleosidade facial.
Na maioria das vezes costumamos culpar a oleosidade da pele e os hormônios pelo aparecimento de acnes faciais. Porém, o cabelo pode ser um fator importante para esse fato. Apontaremos aqui qual a relação de acne com o cabelo e você poderá conferir dicas para evitar esse aumento de oleosidade no rosto.
Existem maneiras de evitar o aumento da oleosidade no rosto causado pelo cabelo
Essa informação pode causar surpresa para algumas pessoas, mas dormir com os cabelos soltos pode levar ao aparecimento de acnes! A justificativa dos profissionais é que o cabelo, ao longo do dia, absorve todas as sujeiras e, durante à noite, ele transfere para a pele.
Quanto mais tempo levamos com o cabelo sujo, mais poluentes estarão presentes nele e o contato prolongado com o rosto pode levar ao aparecimento de mais espinhas.
O que fazer para evitar?
O mais indicado é não dormir com ele solto diretamente em contato com o rosto, principalmente para quem já tem a pele oleosa, assim como as pessoas que apresentam caspa. Nesses casos procure utilizar os produtos capilares adequados para o tratamento da caspa.
Outra forma de evitar as acnes é não prolongar os dias de lavagem do cabelo. E nos dias sem a lavagem, dormir com ele amarrado da forma mais confortável para você (rabo, coque, tranças).
Além disso, mantenha a fronha sempre limpa com troca frequente, pois elas absorvem a oleosidade do cabelo. As toucas também são boas opções para você usar durante a noite.
Utilizar produtos não oleosos é importante
Fique atento (a) também aos produtos capilares! Boa parte deles pode conter óleo e aumentar a oleosidade da pele.
Outro ponto importante é evitar excessos de produtos, pois eles são prejudiciais tanto para a sua pele quanto para as cutículas capilares.
O uso frequente de fontes de calor nos cabelos como secador e chapinha pode aumentar a produção de óleo do couro cabeludo por tender a deixá-lo mais seco.
Todos esses pontos elencados justificam a relação de acne com o cabelo. E com essas poucas mudanças é possível evitar os efeitos!