Comer morangos faz bem para o coração
Estudo comprovou que comer determinada quantidade de morangos todos os dias fortalece a saúde cardíaca e reduz o colesterol.
O morango é uma fruta muito presente no nosso dia a dia, sendo muito consumido pelos brasileiros. Normalmente consumimos a fruta não só in natura, mas também em forma de sucos, compotas, sorvetes, doces, tortas, pavês e muitas outras preparações.
Além do sabor delicioso, o morango também possui grandes benefícios para a saúde. Ele é rico em vitamina C, fibras, potássio, cálcio, ferro e vitamina K. Estes nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração e melhorar a saúde dos ossos.
O 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), apresentou um estudo sobre a fruta e apontou que comer aproximadamente de oito morangos por dia faz muito bem para a saúde do coração.
“O estudo ‘Global Burden of Disease’ mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a ‘lacuna de frutas’, precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos”, contou Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, através de um comunicado.
Além deste estudo, já é comprovado também outros benefícios da fruta como:
- Auxiliar no tratamento da anemia, pois possui grandes quantidades de ferro;
- Prevenir o câncer, pois é rico em antioxidantes;
- Auxiliar na prevenção de doenças oculares, pois possui grande quantidade de vitamina A;
- Melhorar a saúde da pele, pois possui vitaminas C, E e ácidos graxos essenciais;
- Melhorar a saúde do cérebro, pois possui antioxidantes como os flavonoides;
- Auxiliar na prevenção de Diabetes tipo 2 e tratamento de doenças cardiovasculares.
Portanto, podemos concluir que o morango é uma fruta muito versátil, com grandes benefícios para a saúde. Por isso, é importante incluí-lo na alimentação diária.