O que nunca te contaram sobre o Espinheiro Marítimo
Das folhas até os frutos, tudo tem sido utilizado para alguma coisa. Conheça o Espinheiro Marítimo e os seus benefícios para a saúde.
Você já viu ou ouviu falar sobre o Espinheiro Marítimo?
Espinheiro Marítimo é uma planta muito comum na costa atlântica da Europa, América do Norte e Ásia. É conhecida por suas folhas verdes espinhosas e é comumente usada como planta ornamental. Ela normalmente é encontrada em áreas costeiras ou em áreas próximas a rios. Seu nome científico é o Hipphophae rhamnoides.
Tanto as suas folhas como as flores e frutos, são ricos em nutrientes, contendo vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e polifenóis. Estudos recentes sugerem que a planta tem propriedades antioxidantes, cicatrizante, antimicrobiano e anti-inflamatórias.
Com tantas coisas boas, é lógico que ele não poderia ficar de fora da lista dos alimentos saudáveis. Ele pode ser adicionado a rotina alimentar como saladas, iogurtes, sucos ou até mesmo usado como tempero em carnes. O Espinheiro Marítimo também é usado na medicina alternativa como tratamento para alergias, doenças cardíacas, problemas digestivos e úlceras.
É importante lembrar que existem algumas contraindicações na ingestão do Espinheiro Marítimo, por isso é importante consultar um médico antes de consumi-lo.
Quais são seus benefícios para o organismo?
Os benefícios do Espinheiro Marítimo para o organismo são vastos. Ele tem ação antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante, antimicrobiana, hipoglicemiante e hepatoprotetora. Estudos também indicam que ele pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, melhorar a função imunológica e prevenir a aterosclerose.
Como encontrar e consumir?
O Espinheiro Marítimo pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos naturais, além de algumas farmácias e supermercados. Ele também está disponível nas formas de cápsulas, pó, extratos e óleos essenciais.
Há contra indicações?
Como é o caso de qualquer alimento, o Espinheiro Marítimo também pode ter algumas contraindicações. Pessoas com problemas gastrointestinais, alergias, que possuem distúrbios hemorrágicos, que fazem tratamento com antidepressivos, pressão alta ou diabetes devem consultar um médico antes de consumir. Além disso, mulheres grávidas ou que estão amamentando também devem evitar o consumo.