Seu cabelo está poroso? Saiba identificar

A porosidade nos fios é algo bem comum e pode afetar os mais variados tipos de cabelo, entenda o que é e como cuidar disso.

Nem sempre os nossos cabelos estão os mais lindos e saudáveis e isso não é motivo para se desesperar! Cabelos opacos e fracos, podem estar ligadas a diversos motivos, como, falta de hidratação e nutrientes, mudanças climáticas, poluição, estresse mental, alimentação não favorável, uso de produtos químicos no cabelo entre outros.

Mas com uma boa investigação do que está acontecendo e de qual é o problema que seu cabelo está passando, você consegue dar o tratamento adequeado e trazer de volta saúde e beleza às madeixas tranquilamente.

Você sabe o que é um cabelo poroso?

Um cabelo poroso é basicamente um cabelo que absorve mais água e nutrientes do que o normal, devido ao fato de que a cutícula do cabelo está arruinada, aberta e danificada, com isso, os nutrientes entram mais rapidamente, porém, a água e os nutrientes saem também mais rápido, tornando o cabelo sem vida, opaco, fraco e com aparência sem brilho.

De acordo com a cabeleireira Janny Mota “Cabelos porosos têm como características fios quebradiços, ressecados, com má elasticidade e falta de brilho, apresentando bastante frizz”, explica a especialista.

Um dos principais motivos que fazem o cabelo se tornar poroso é o uso em excesso de fontes de calor, como secador ou chapinha sem a devida proteção UV, além de procedimentos com química que abrem a cutícula da fibra capilar.

Como saber se meu cabelo está poroso?

A especialista Janny recomenda um truque bem simples, você precisa apenas de um copo d’água. Veja como fazer:

“Pegue um copo transparente e encha metade dele com água filtrada. Coloque um fio de cabelo lá, observando por 10 minutos. Se ele boiar, significa baixa porosidade. Se ficar no meio do copo, média porosidade, que é o mais saudável. E, caso afunde, significa alta porosidade, uma lesão mais profunda”, ensina a cabelereira.

Qual é o tratamento recomendado?

 

Se o teste mostrar que você está com alta porosidade, é hora de dar reconstrução aos seus fios para que eles sejam recuperados. Caso seu problema for a baixa porosidade, o tratamento indicado é a hidratação.
Ficou no meio termo? aposte em um bom tratamento de nutrição.

 

 

Gostou dessa dica? Conte para nós aqui nos comentários!

Deixe um comentário