7 Maneiras comprovadas pela ciência de ser mais atraente
A ciência definiu padrões para saber se uma pessoa é atraente, e esses critérios envolvem vários aspectos – saiba mais aqui.
O que faz você sentir atração por alguém? Para algumas pessoas, pode ser a aparência, enquanto, para outras, a inteligência é mais importante.
Se essa explicação lhe parece um tanto quanto subjetiva, saiba que a ciência encontrou um padrão definido do que torna uma pessoa atraente.
É isso mesmo, estudos científicos encontraram alguns padrões e comportamentos específicos capazes de fazer alguém parecer mais sedutor.
De maneira ampla, a afinidade entre as pessoas é sempre complexa e envolve diversos aspectos, combinando fatores biológicos, psicológicos e sociais. No entanto, pesquisadores encontraram algumas características que definem como sendo o grande segredo da atração. Confira a seguir!
Sete padrões de pessoas atraentes
1. Sorrir
Foto: Reprodução
Sim, o bom humor é um critério muito importante para definir se alguém é atraente. As pesquisas revelam que a singela expressão do sorriso faz com que você seja percebida como uma pessoa mais amigável. Além disso, esse ato genuíno libera endorfina no cérebro, resultando em agradáveis sensações de bem-estar e conforto.
Outro detalhe importante a ser destacado é que as pessoas sorridentes são vistas como mais inteligentes, criativas e sociáveis pelos demais.
2. Empatia
O segundo ponto que destacamos aqui é o ato de compreender a emoção dos outros. De acordo com um estudo da Universidade de Lübeck, publicado na revista PNAS, ser capaz de entender os sentimentos e as intenções de alguém é essencial para ter uma vida social bem-sucedida. Isso também se reflete em se tornar uma pessoa atraente.
3. Cor vermelha
O vermelho é, sim, a cor mais quente e a mais apaixonante, segundo a ciência. Para várias culturas, essa é a cor do amor, e diversas pesquisas já comprovaram que grande parte dos seres humanos se sente mais atraída por pessoas que estão vestindo vermelho.
A explicação pode estar relacionada a questões culturais ou biológicas, o fato é que funciona.
Foto: Anisiia/Freepik
4. Ser confiante
Demonstrar confiança é também muito atraente. Essa característica, altamente valorizada em relacionamentos interpessoais, transmite a ideia de autoestima, competência e segurança.
No entanto, é sempre bom destacar que o que é apreciado é a confiança genuína, e não a arrogância, que, nesse caso, passa a ter o efeito contrário.
5. Falar ao ouvido
Falar baixinho ao ouvido é uma forma muito eficaz de criar intimidade e atração entre as pessoas, especialmente nos momentos mais íntimos.
Claro que não é apropriado chegar ao ouvido de pessoas aleatórias na rua – nesse caso, você corre o risco de parecer no mínimo estranho.
É necessário já ter alguma intimidade para isso. Uma pesquisa realizada em 2016, pela Universidade de Nottingham, revela que o sussurro no ouvido é perfeito para despertar mais atração.
6. Ser inteligente
Sem sombra de dúvidas, a inteligência torna as pessoas atraentes. O professor David Bainbridge, da Universidade de Cambridge, revelou em seu livro “The Origins and Power of Female Body Shape” que, por incrível que pareça, os homens valorizam mais a inteligência das mulheres do que o corpo.
Outros pontos importantes destacados por ele foram a autoconfiança, a adaptabilidade e a capacidade de resolver problemas potenciais.
7. Ter um animal de estimação
Esse truque já foi percebido por quem participa de aplicativos de relacionamento e é confirmado pela ciência: ter um pet torna as pessoas mais atraentes. Estudos mostram que isso faz com que elas pareçam mais amigáveis, acessíveis e confiáveis.
Foto: Way Home Studio/Feepik