6 sinais de baixa autoestima na forma como você reage a críticas
Nem sempre sabemos como reagir à algumas críticas. Porém, se você reagir às críticas dessas maneiras, provavelmente, tem a autoestima baixa!
Você já se perguntou como suas reações às críticas podem revelar muito sobre sua autoconfiança? Listamos algumas maneiras de lidar com críticas que indicam baixa autoestima e mostramos como você pode transformar essas reações em uma abordagem mais positiva e construtiva.
Algumas reações às críticas que indicam baixa autoestima
Fonte: gettysignature/CanvaPro
1. Reações impulsivas
Uma reação comum às críticas é a vontade de revidar imediatamente. Isso ocorre frequentemente quando nos sentimos inseguros e as críticas nos machucam. Em vez de retaliar, podemos aprender a aceitar críticas construtivas e não levar tudo para o lado pessoal.
2. Ficando na defensiva
A atitude defensiva é outra resposta comum às críticas, especialmente quando nossa autoestima está abalada. Em vez de se defender, pergunte por que a pessoa se sente dessa maneira ou simplesmente afaste-se da situação.
3. Paranoia
A paranoia em relação às críticas sugere que você pode ter problemas com sua autoestima. Se você sempre sente que as críticas fazem parte de uma conspiração contra você, é hora de trabalhar em sua confiança e autoimagem.
4. Detenha-se nas críticas
Ter autoestima elevada significa ter a capacidade de aceitar críticas construtivas. No entanto, quando possuímos baixa autoestima, nos prendemos às críticas, mesmo as mais irrelevantes. Aprender a deixar ir e não se torturar com preocupações desnecessárias é fundamental.
5. Negando a realidade
Ignorar completamente o que você escuta, por outro lado, é ainda mais prejudicial. Evitar encarar as críticas não ajuda a melhorar e pode levar a problemas de relacionamento. Esteja disposto a considerar as críticas, independentemente de quem as fez.
6. Pedindo muitas desculpas
Pedir desculpas excessivamente como resposta a críticas injustificadas é um reflexo de um profundo medo de ser inadequado. Lembre-se de que nem todas as críticas merecem um pedido de desculpas e que você não precisa se desculpar por ser quem é.
Aceitando e transformando as críticas
Lidar com as críticas de forma construtiva envolve avaliar se elas têm mérito, questionar de onde vêm e por que foram feitas. Se houver valor na crítica, use-a para melhorar, sem levar para o lado pessoal. Se ela for infundada, mantenha a calma e não se envolva emocionalmente.
Ao aprender a lidar com elas de maneira mais saudável, você não apenas aumentará sua autoestima, mas também desenvolverá relações mais positivas e construtivas em sua vida.
Lembre-se, as pessoas que criticam geralmente têm suas próprias inseguranças. Portanto, encare-as como oportunidades de crescimento pessoal e não como ataques pessoais.